Olá meus caros hunters!


Assustados, preocupados ou simplesmente nem aí com o dia de hoje (ou 21/12, se estiver vendo depois, o que será impossível se o mundo tiver acabado hehe)?
E eu pensei que seria muito interessante fazer um post falando do Fim dos Tempos por algumas diferentes culturas, e já os avisar pelo que esperar.
Vamos nessa?



Mitologia Cristã

De acordo com a Bíblia haveria uma batalha entre Deus e o Diabo, no qual começariam algumas catástrofes baseadas na abertura de sete selos, o toque de sete trombetas, e o derramamento de sete taças (uma certa obsessão pelo número 7…).


Cada conjunto de situações gera uma quantidade de tragédias, subindo gradualmente de tamanho, e que incluem a chegada dos 4 Cavaleiros do Apocalipse, do Anticristo, terremotos, inundações, eclipses de luas de sangue, e muito mais.

Durante a batalha, Miguel reune seus anjos contra o inimigo, mas ele falha, e suas hostes se perdem. Ao acontecer isso, o Diabo é lançado à Terra, para uma última chance de corromper as nações, mas ao fim desse período, ele é derrotado pelo Cordeiro de Deus, e enviado ao lago de fogo, e todos os seus seguidores para o Inferno.

Mitologia Nórdica

O fim dos tempos de acordo com os escandinavos é chamado de Ragnarök (destino final dos deuses em nórdico). Esse evento traria a morte de deuses importantes, como Odin, Thor, Loki, Heimdall, Freyr e Tÿr, desastres naturais e a total submersão do mundo. Logo em seguida, o mundo ressurgiria totalmente “curado” e fértil, os deuses renascidos ficariam reunidos, permitindo que dois sobreviventes humanos vivessem no mundo recém recriado.

Pontos interessantes nessa lenda são a morte de Odin, devorado pelo lobo Fenrir (ou Fenris, dependendo da tradução), filho de Loki com a giganta Angrboda, a morte de Thor, depois de um combate violento contra a serpente Jormungand, em que ele a mata mas é envenenado no processo, e a morte de Loki e Heimdall, em um combate em que um mata o outro.

Mitologia Yorubá (Fonte para textos sagrados tanto da Umbanda quanto do Candomblé)

Na mitologia Yorubá, o fim é algo muito discutido. Em muitas das vertentes é considerado totalmente impossível. O que mais se aproxima disso é o desaparecimento de Oxumaré, o orixá da chuva e do arco-íris e Senhor das Cobras. Ele é o orixá responsável por todos os ciclos e movimentos do universo.A sua personificação como divindade diz que ele vive no céu, em forma de uma serpente que envolve o céu e a Terra, assegurando a unidade e renovação do Universo, visitando-nos por meio do arco-íris. O tal fim do mundo viria a partir do momento em que ele perdesse suas forças, o que faria com que todo o movimento do universo cessasse, e por esse ser dinâmico, tudo acabaria desmoronando ao parar. Basicamente seria um dia/noite eterno.

Em Supernatural

Como todos sabem, passamos por pelo menos duas situações apocalípticas diretas na série. O próprio Apocalipse judaico-cristão (com algumas adaptações, é claro), e a dominação Leviatã (the Rise of Dick hehe). No Apocalipse, as profecias diriam que um dia Lúcifer seria libertado de sua prisão, e começaria uma batalha entre ele e Miguel, para assegurar o destino da Terra, usando receptáculos especiais para tal combate. Os irmãos Winchester conseguiram dar o seu jeitinho, e impediram tudo, aprisionando os irmãos Arcanjos na jaula de Lúcifer (junto com o azarado Adam, seu meio-irmão).

No caso dos Leviatãs, criaturas ainda mais antigas que os anjos, trancadas no Purgatório por Deus para não ameaçar as Suas criações, não era exatamente um fim do mundo, apenas o fim do mundo como os humanos o conhecia. Seu grande plano envolvia transformar a humanidade em uma espécie de gado, sendo reproduzidos, engordados e abatidos, enquanto se alimentava de uma substância que os tornava totalmente complacentes a isso. Graças à ajuda do profeta Kevin Tran, e de uma tábua escrita por um Arcanjo chamado Metatron e ditada pelo próprio Deus, foi possível destruir todos os Leviatãs que estavam na Terra, matando seu líder, Dick Roman, usando um osso de uma freira, banhado pelo sangue de Crowley, do Alfa vampiro e Castiel.

Tirando o fato de que matando Dick, Dean e Castiel, que estava presente, foram enviados para o Purgatório pelo “coice” do golpe.

————————————————————————————————————

Bom pessoal, é isso, sei que ficou um post bem simples, mas acabei não tendo muito tempo para fazer um mais elaborado, isto é, antes de sexta que vem, onde começo a falar de criaturas bem mais famosas!

Obrigado por ler e comentar os outros, e espero que ainda haja bastante assunto pela frente!

Qualquer comentário, crítica, sugestão, xingamento, vamos nessa! E também, se quiserem compartilhar alguma outra teoria/mito de fim do mundo, vamos nessa, esse colunista aceita colaboração com total felicidade!

Thanks and Carry On!